top of page

5 treinamentos de equipe: qual é o melhor para sua loja?


“Educação custa dinheiro, mas, da mesma forma, custa dinheiro a ignorância.”Essa frase de Claus Moser, grande estatístico britânico, pode ilustrar como nenhuma outra a importância dos treinamentos em uma organização. Sim, você sempre possui a opção de não investir em capacitação, mas correrá o risco de perder em produtividade e qualidade.


É preciso esquecer, de uma vez por todas, a lógica de que treinamento é apenas um custo. Na verdade, devemos encarar esse tipo de atividade como um investimento, afinal, como em qualquer aplicação financeira, o gestor perceberá os resultados a longo prazo. Claro que, para ter sucesso nesse tipo de ação, é preciso escolher as estratégias e abordagens certas, focadas na sua equipe e nos seus objetivos.


Neste post, pretendemos mostrar 5 tipos de treinamentos de equipe que podem ser implementados na sua empresa. Confira a seguir!


1. Palestras de colaboradores

Antes de procurar prestadores de serviços e palestrantes externamente, que tal olhar um pouco para o próprio quintal? Sim, na sua própria empresa pode haver uma série de talentos com grandes conhecimentos, que podem ser compartilhados com todos os colegas. Essa é uma forma muito barata, inclusive, de se conseguir realizar o treinamento.


A palestra de colaboradores pode ocorrer em uma série de situações, como, por exemplo, quando o profissional realiza um curso externo ou simplesmente possui um bom tempo de casa, sendo capaz de transmitir a cultura da empresa e os processos detalhadamente.


2. Cursos presenciais e on-line

Claro que em alguns casos é importante procurar o know-how externo, até porque a empresa pode ficar viciada na sua própria realidade. Além disso, sempre que mudanças são realizadas, como a implementação de um novo software de gestão, por exemplo, é importante realizar esse tipo de treinamento para que se possa aproveitar ao máximo as novas ferramentas.


Os cursos presenciais podem ocorrer dentro e fora da empresa, dependendo do orçamento e da disponibilidade do fornecedor. Além disso, temos também os treinamentos on-line mais em conta, no entanto, com um nível de absorção do conhecimento um pouco reduzido.


3. Rodízio de papéis

Outra forma bastante curiosa de treinamento, o rodízio de papéis tem um funcionamento simples: os colaboradores passam por experiências em diferentes setores da empresa, para conhecer profundamente a sua rotina. Assim, fica muito mais fácil administrar as equipes, afinal, em casos de urgências ou desfalques, é possível manejar os profissionais com muito mais facilidade.


Esse tipo de treinamento normalmente ocorre em programas de trainee, em que os jovens talentos passam por experiências em diferentes áreas para descobrir quais são suas preferências e habilidades. Além disso, após conhecer toda a empresa, fica muito mais fácil para os talentos assumirem cargos de liderança.


4. Grupos de estudos

Esse tipo de treinamento é muito recomendado quando a empresa lida com projetos. Os grupos de estudos acontecem quando a empresa precisa assimilar algum conhecimento que não possui para desenvolver um novo projeto, seja um novo produto ou serviço, ou, simplesmente, atender um cliente que possua peculiaridades.


A pesquisa é a principal ferramenta usada nesse tipo de treinamento, que deve envolver todos os colaboradores que possuem relação direta com o novo projeto desenvolvido pela empresa. Dos treinamentos de equipe, esse certamente é o mais barato, mas também requer atenção e foco — em outras palavras, tempo.


5. Programa de coaching

Por fim, temos ainda o programa de coaching, muito similar ao nosso primeiro tipo de treinamento, por usar os profissionais da própria empresa. A diferença, nesse caso, é que a palestra é um evento isolado, que tem data para acontecer. O coaching, por outro lado, é uma atividade permanente: os colaboradores mais experientes devem monitorar e passar feedbacks constantes para os novos.


Na verdade, esse tipo de treinamento deveria ser uma obrigação nas empresas, pois é uma forma muito barata de sempre reciclar o conteúdo e o conhecimento já adquirido pela organização entre os colaboradores.



bottom of page